Embarque com a UASS-PJC na jornada contra o câncer de mama | Medicina no Paraguai

O câncer de mama é uma doença que acomete predominantemente mulheres e tem como fatores de risco a idade avançada, o excesso de peso e o histórico familiar.


A UASS-PJC apoia a AACCMA desde sua fundação, e este ano vamos ampliar o nosso apoio com a sua ajuda. Iremos doar G$ 50.000,00 a cada nova matrícula.


Conheça mais sobre o projeto e saiba como apoiar no instagram oficial do projeto AACCMA https://www.instagram.com/aaccmaamambay/


Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.


Sintomas

Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.


Diagnóstico

A mamografia (raios-X das mamas) é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.


Apesar de a maioria dos nódulos de mama ter características benignas, para afastar qualquer erro de diagnóstico, deve ser solicitada uma biópsia para definir se a lesão é maligna ou não e seu estadiamento (análise das características e da extensão do tumor).


Aluno medicina em pedro juan caballero


Tratamento

As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer. Os mais indicados são: quimioterapia (uso de medicamentos para matar as células malignas), radioterapia (radiação), hormonoterapia (medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos) e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastectomia (retirada completa da mama).


O tratamento pode, ainda, incluir a combinação de dois ou mais recursos terapêuticos.


Recomendações

Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente;

Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;

Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos;

Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.


---

Medicina no Paraguai


Com um projeto pedagógico desenvolvido para transformar os acadêmicos não apenas em médicos, mas em profissionais de referência em sua profissão, nosso curso de Medicina no Paraguai conta com 12 semestres, totalizando 8.738 horas de aula, e foi desenvolvido especialmente para você.


Salas de aula climatizadas, áreas de convivência, Lab. de Anatomia, Mesa com Realidade Virtual, Lab. de Histologia, Lab. de Microbiologia e Bioquímica e o exclusivo CEREM, uma estrutura de alta complexidade com eletro, ultrassom, equipamentos cirúrgicos, robôs e manequins que simulam o ser humano e respondem às ações dos alunos, dividido em áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria, Pediatria, Consultório, Sala Cirúrgica, Emergência e UTI.


Quer saber mais? Baixe o nosso e-book Gratuito.

Nele você irá conhecer sobre as principais características do curso e sua matriz curricular, saber mais informações sobre as demandas da área e as diferentes opções de especialização, qual a remuneração de um médico e mais detalhes e vantagens sobre a faculdade de Medicina no Paraguai.


Clique aqui para acessar o E-book Gratuitamente



A Atención al Alumno da UASS-PJC está pronta para tirar todas as suas dúvidas.


Faça sua inscrição pelo WhatsApp no número 67 99902-8640.