top of page

Estudar Medicina no Paraguai, vale a pena? Conheça como funciona a faculdade | Medicina no Paraguai

Comprometimento e dedicação são fundamentais para cursar medicina no Paraguai

Aluno medicina em pedro juan caballero

Para o futuro médico é importante ter em mente que as disciplinas da faculdade de medicina exigem muita pesquisa, leitura, atividades e uma rotina organizada.


Além disso, o estudante de medicina precisa sempre ficar atualizado com as novas técnicas de tratamento, tecnologias e medicamentos para oferecer um bom atendimento ao seu futuro paciente.


A grade curricular do curso de medicina pode ser formatada de forma diferente em cada faculdade. A UASS-PJC se preocupa com o seu futuro, e por isso a nossa grade curricular é completa e compatível com o sistema brasileiro de revalidação.



Como o Curso de Medicina no Paraguai é organizado?

Para que o estudante se torne médico, são necessários em média 6 anos de estudo integral com disciplinas obrigatórias e optativas e divididas em três ciclos: básico, clínico e internato.


Estas são algumas das principais matérias abordadas na Faculdade de Medicina:


Anatomia

Realidade Virtual 3D para o estudo de Medicina na UASS-PJC

Matéria que estuda as partes do corpo humano: esqueleto, artérias, musculatura, veias, nervos, órgãos e outros. Nestas aulas você irá aprender a localizar cada uma dessas estruturas, realizar relações anatômicas e funcionais, lidar e preparar peças anatômicas e também dissecar cadáveres. Para que o aluno tenha um bom aproveitamento desta matéria, é preciso que a faculdade conte com laboratórios modernos, e que possa abrigar as peças estudadas.


Biologia Celular

Essa disciplina da Faculdade de Medicina no Paraguai analisa composições químicas e estruturais das células do corpo humano e as funções de cada um de seus componentes. Nas aulas práticas, o estudante pode observar cortes de tecido pelo microscópio óptico, que amplia as células milhões de vezes.

Laboratório UASS-PJC

Embriologia

Na Embriologia, o estudante de medicina irá acompanhar o desenvolvimento do feto, partindo da fecundação até o estágio embrionário. Estudando as possíveis alterações que possam acontecer nas etapas do desenvolvimento e suas consequências.


Pediatria

A Pediatria é uma especialidade da Medicina focada nas crianças. Abordando diversos aspectos do crescimento e desenvolvimento infantil, analisando as doenças e tratamentos mais prevalentes em cada idade.


Ginecologia e Obstetrícia

A Ginecologia é o estudo da saúde da mulher, no decorrer destas aulas, o estudante entenderá o funcionamento dos órgãos femininos, suas funções específicas e as principais doenças.


Na Obstetrícia o futuro médico acompanha as mulheres durante a gestação, no parto e no pós-parto. Aprendendo tudo sobre a gestação, as principais modificações no corpo da mulher nesta etapa e quais são as doenças e problemas relacionados.


CEREM - UASS-PJC

Cirurgia

A Cirurgia está distribuída em vários momentos do curso de medicina. Com as partes teóricas, voltadas para a cirurgia geral, e áreas cirúrgicas. Durante o curso o futuro médico aprende técnicas cirúrgicas básicas, como sutura e os cuidados para paramentação.


Após essa prática, as faculdades oferecem aulas práticas em ambulatórios e policlínicas, em que o estudante realiza pequenas cirurgias, como retirada de pintas e cistos. No internato hospitalar, é comum acompanhar as grandes cirurgias com os especialistas de cada área. Assim, o aluno verá operações da ortopedia, cirurgia cardíaca, do aparelho gastrointestinal, plásticas e outras.


Farmacologia

A Farmacologia ensina a analisar a composição química e as propriedades dos medicamentos. Tem como objetivo orientar o futuro médico com a forma correta de utilizá-los no tratamento de doenças e também orientar sobre as possíveis reações da combinação de medicamentos.


Fisiologia

Nesta matéria, é estudado a integração entre os órgãos e os sistemas que o compõem e o como é funcionamento correto do organismo humano. Estudando a morfologia e os sistemas respiratório, digestivo, endócrino, cardiovascular, nervoso entre outros.


Imunologia

Estuda funções do sistema imunológico, através dos mecanismos de defesa do organismo, apontando como eles reagem contra agentes externos. Também investiga as formas de proteger o organismo contra doenças.


Patologia

A patologia estuda as doenças e as alterações que elas provocam no organismo, estabelecendo as correlações entre sinais, sintomas e os dados laboratoriais.


Traumatologia

Fratura de membros, coluna, quadril, deformidades, processos infecciosos, síndromes, afecções inflamatórias e degenerativas e os métodos de tratamento, são alguns dos estudos desta matéria.


CEREM - UASS-PJC

Onde estudar Medicina no Paraguai?

Existem diversos cursos de Medicina em todo Paraguai, mas algumas faculdades de medicina no Paraguai ainda não são habilitadas no CONES. E isso significa que você não tem a garantia que vai receber o seu diploma.


A UASS-PJC é uma das instituições que emergiram na região da fronteira com uma qualidade ímpar e de primeiro mundo no ensino da medicina. Assim que o estudante conclui a matrícula no curso, ele encontra uma faculdade de ponta, com infraestrutura de primeiro mundo, salas climatizadas e laboratórios com aparelhagem moderna e de alta tecnologia. Além de espaço para o desenvolvimento de atléticas, sala de música e biblioteca nova, com livros que trazem as descobertas mais recentes na área da saúde.


Estrutura de Primeiro Mundo

Visando o melhor para o desenvolvimento dos seus alunos e de olho no futuro da medicina, a Faculdade de Medicina no Paraguai UASS-PJC desenvolveu o seu exclusivo Centro de Simulação Realística Para o Ensino Médico (CEREM) que conta com robôs e manequins que simulam um ser humano e respondem às ações dos estudantes permitindo o treinamento de procedimentos e a simulação de consultórios, emergência, UTI e centro cirúrgico.



Quer saber mais? Baixe o nosso e-book Gratuito.

Nele você irá conhecer sobre as principais características do curso e sua matriz curricular, saber mais informações sobre as demandas da área e as diferentes opções de especialização, qual a remuneração de um médico e mais detalhes e vantagens sobre a faculdade de Medicina no Paraguai.




A Atención al Alumno da UASS-PJC está pronta para tirar todas as suas dúvidas.


Faça sua inscrição pelo WhatsApp no número 67 99902-8640.

bottom of page