Carreiras Médicas: Ortopedia e Traumatologia | Medicina no Paraguai

Quer saber mais sobre a carreira médica em Ortopedia e Traumatologia? A Faculdade de Medicina no Paraguai UASS-PJC te explica:


Diferença entre Ortopedia e Traumatologia

A Ortopedia é voltada para problemas crônicos e congênitos, como corrigir deformidades, postura e pisadas, restabelecer funções e aliviar dores.


Já a Traumatologia tem caráter mais emergencial e lida com traumas causados por quedas, acidentes automobilísticos, prática de esporte incorreta e acidentes de trabalho.


Em resumo, a traumatologia lida com o trauma e a ortopedia com a preservação e o restabelecimento funcional de ossos, músculos, ligamentos e articulações e ambas tem como objetivo conferir qualidade de vida aos pacientes.



O futuro médico interessado em seguir a carreira de Ortopedista e Traumatologista deve ter em mente a dedicação necessária para ganhar o título de especialista. Contando com a graduação em medicina - que pode ser cursada no Paraguai - e especialização, são pelo menos 9 anos de estudos.


Esta especialidade é considerada clínica-cirúrgica, então, normalmente o especialista pode dividir seus horários entre pronto-socorros, ambulatórios, consultórios e centros-cirúrgicos.


Por também ser um especialista cirúrgico, o médico que atuar dessa forma deve estar disponível, inclusive, durante as noites, finais de semana e feriados.


No cotidiano o médico especialista em ortopedia tem como atividades:


  • Solicitar exames

  • Realizar cirurgias

  • Realizar consultas

  • Elaborar tratamentos

  • Realizar diagnósticos

  • Prescrever medicamentos

  • Indicar equipe de fisioterapia

  • Acompanhar a recuperação do paciente


Áreas de atuação do Ortopedista e Traumatologista

De maneira geral esse especialista poderá atuar em clínicas, consultórios, hospitais e unidades de saúde públicas e privadas, atendendo pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.


Após receber o título de especialista, ele ainda poderá escolher uma subespecialidade como joelho, coluna, mão, pé e por aí em diante.


Mercado de trabalho e remuneração

O mercado de trabalho para o especialista em Ortopedia e Traumatologia pode ser considerado amplo e está em crescimento, principalmente por conta do envelhecimento da população.


Além disso, o grande número de acidentes urbanos também torna o Médico Traumatologista essencial nas emergências e prontos-socorros.


E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe.


🥼Na Faculdade de Medicina no Paraguai UASS-PJC, você adquire conhecimentos com corpo docente titulado, altamente especializado, laboratórios e simuladores de última geração, atlas de anatomia 3D e muito mais para cursar medicina.


💛 Fale com a UASS-PJC:

👩‍🎓Quero ser aluno: 67 99902-8640

👨‍⚕️Já sou aluno: 67 99307-1361