Projeto Papel Zero | UASS-PJC 100% Digital | Medicina no Paraguai

Seja como aluno ou colaborador, ser UASS-PJC ūüíõūüíô, √© contribuir para um mundo sustent√°vel e com mais qualidade de vida.


Você já parou para pensar o quanto se consome do material mundialmente?


De acordo com o Statista, os dados mais recentes do consumo mundial de papel ‚ÄĒ em 2018 ‚ÄĒ mostra que, a popula√ß√£o mundial consumiu 421.88 milh√Ķes de toneladas de papel.


Uma quantidade enorme de celulose, água e energia elétrica. Estima-se, por exemplo, que são utilizados em média 324 litros de água para produzir apenas um quilograma de papel.


Consequentemente, se o consumo de papel aumenta, também cresce a quantidade de resíduos, decorrentes da produção e do descarte após o uso.


Além disso, também há uma maior pressão sobre a vegetação nativa, que é desmatada para dar lugar às monoculturas de eucaliptos e pinhos, árvores das quais serão extraídas a celulose.


Como instituição educadora, a UASS-PJC acredita que deve junto com seus alunos e colaboradores colaborar e reduzir o seu consumo de papel. Com mais um projeto de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a UASS-PJC adere à Lei 6562 do Paraguai visando a redução da utilização de papel através dos formatos digitais.


Com atitudes simples, você consegue reduzir o consumo de papel. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas valiosas para colocar esse objetivo em prática. Confira!


Aluno medicina em pedro juan caballero


1. Conscientização sobre o uso de papel

O primeiro passo para diminuir o uso de papel é por meio da conscientização. Conscientizar, no entanto, envolve pensar de forma coletiva. Apenas assim, em conjunto, é possível que uma mudança se instale e faça parte da nossa cultura.


2. Imprima apenas o necess√°rio

Este documento precisa ser, necessariamente, impresso?


Se sim, todas essas c√≥pias s√£o necess√°rias? O conte√ļdo foi revisado? As informa√ß√Ķes est√£o bem configuradas no layout do documento ou voc√™ pode organiz√°-las de um modo mais eficiente, de forma a desperdi√ßar menos espa√ßo?


Fazer essas perguntas ajudam você a imprimir apenas aquilo que é essencial. Além disso, com um olhar mais apurado, você evita erros de digitação e gramática nos documentos impressos, o que o levaria a ter que imprimi-los novamente.


Quando for possível, também sempre aproveite os dois lados da folha!


3. Priorize a comunicação por meio digital

Por que não utilizar a tecnologia a favor da comunicação da sua empresa?


Hoje, além do e-mail, contamos com diversas plataformas de comunicação corporativa gratuitas no mercado. Algumas delas são o Zoom, Skype, Google Meet e Microsoft Teams, muito populares tanto para uso pessoal como para o profissional e educativo.


Al√©m de serem excelentes op√ß√Ķes para trocas r√°pidas de mensagens em texto, essas ferramentas tamb√©m permitem chamadas em √°udio ou v√≠deo. Voc√™ pode, inclusive, grav√°-las para revisitar posteriormente.


4. Digitalize os documentos

Você decidiu adotar os documentos digitais. O que fazer com os outros que estão impressos?


Uma ideia é digitalizá-los!


5. Recicle os papéis

Ap√≥s a impress√£o de documentos, in√ļmeras folhas s√£o jogadas no lixo.


Se o documento não pode ser reaproveitado para rascunho, como sugerimos acima, descarte-o da maneira correta! Entregue os papéis para a coleta seletiva da sua cidade ou os envie diretamente para as empresas de reciclagem.


Uma sugest√£o √© separar uma caixa com a etiqueta ‚Äúlixo apenas de papel‚ÄĚ, para separar as folhas dos outros lixos da sua empresa. Se cada um fizer sua parte nesta tarefa, fica ainda mais f√°cil fazer o descarte e enviar os materiais para as empresas de reciclagem.


Mesmo atitudes simples já possuem um grande impacto, a curto e longo prazo, no consumo, desperdício e armazenamento de papel. #YoReutilizo

---

Medicina no Paraguai


Visando o melhor para o desenvolvimento dos seus alunos e de olho no futuro da medicina, a Faculdade de Medicina no Paraguai UASS-PJC desenvolveu o seu exclusivo Centro de Simula√ß√£o Real√≠stica Para o Ensino M√©dico (CEREM) que conta com rob√īs e manequins que simulam um ser humano e respondem √†s a√ß√Ķes dos estudantes permitindo o treinamento de procedimentos e a simula√ß√£o de consult√≥rios, emerg√™ncia, UTI e centro cir√ļrgico.


O case de sucesso da UASS-PJC se deve principalmente aos pilares que regem o seu ensino, dentre eles, a qualidade em infraestrutura e laboratórios, além do bem-estar dos estudantes.


Quer saber mais? Baixe o nosso e-book Gratuito.

Nele voc√™ ir√° conhecer sobre as principais caracter√≠sticas do curso e sua matriz curricular, saber mais informa√ß√Ķes sobre as demandas da √°rea e as diferentes op√ß√Ķes de especializa√ß√£o, qual a remunera√ß√£o de um m√©dico e mais detalhes e vantagens sobre a faculdade de Medicina no Paraguai.


Clique aqui para acessar o E-book Gratuitamente



A Atenci√≥n al Alumno da UASS-PJC est√° pronta para tirar todas as suas d√ļvidas.


Fa√ßa sua inscri√ß√£o pelo WhatsApp no n√ļmero 67 99902-8640.