top of page

Projeto Papel Zero | UASS-PJC 100% Digital | Medicina no Paraguai

Seja como aluno ou colaborador, ser UASS-PJC 💛💙, é contribuir para um mundo sustentável e com mais qualidade de vida.


Você já parou para pensar o quanto se consome do material mundialmente?


De acordo com o Statista, os dados mais recentes do consumo mundial de papel — em 2018 — mostra que, a população mundial consumiu 421.88 milhões de toneladas de papel.


Uma quantidade enorme de celulose, água e energia elétrica. Estima-se, por exemplo, que são utilizados em média 324 litros de água para produzir apenas um quilograma de papel.


Consequentemente, se o consumo de papel aumenta, também cresce a quantidade de resíduos, decorrentes da produção e do descarte após o uso.


Além disso, também há uma maior pressão sobre a vegetação nativa, que é desmatada para dar lugar às monoculturas de eucaliptos e pinhos, árvores das quais serão extraídas a celulose.


Como instituição educadora, a UASS-PJC acredita que deve junto com seus alunos e colaboradores colaborar e reduzir o seu consumo de papel. Com mais um projeto de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a UASS-PJC adere à Lei 6562 do Paraguai visando a redução da utilização de papel através dos formatos digitais.


Com atitudes simples, você consegue reduzir o consumo de papel. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas valiosas para colocar esse objetivo em prática. Confira!


Aluno medicina em pedro juan caballero


1. Conscientização sobre o uso de papel

O primeiro passo para diminuir o uso de papel é por meio da conscientização. Conscientizar, no entanto, envolve pensar de forma coletiva. Apenas assim, em conjunto, é possível que uma mudança se instale e faça parte da nossa cultura.


2. Imprima apenas o necessário

Este documento precisa ser, necessariamente, impresso?


Se sim, todas essas cópias são necessárias? O conteúdo foi revisado? As informações estão bem configuradas no layout do documento ou você pode organizá-las de um modo mais eficiente, de forma a desperdiçar menos espaço?


Fazer essas perguntas ajudam você a imprimir apenas aquilo que é essencial. Além disso, com um olhar mais apurado, você evita erros de digitação e gramática nos documentos impressos, o que o levaria a ter que imprimi-los novamente.


Quando for possível, também sempre aproveite os dois lados da folha!


3. Priorize a comunicação por meio digital

Por que não utilizar a tecnologia a favor da comunicação da sua empresa?


Hoje, além do e-mail, contamos com diversas plataformas de comunicação corporativa gratuitas no mercado. Algumas delas são o Zoom, Skype, Google Meet e Microsoft Teams, muito populares tanto para uso pessoal como para o profissional e educativo.


Além de serem excelentes opções para trocas rápidas de mensagens em texto, essas ferramentas também permitem chamadas em áudio ou vídeo. Você pode, inclusive, gravá-las para revisitar posteriormente.


4. Digitalize os documentos

Você decidiu adotar os documentos digitais. O que fazer com os outros que estão impressos?


Uma ideia é digitalizá-los!


5. Recicle os papéis

Após a impressão de documentos, inúmeras folhas são jogadas no lixo.


Se o documento não pode ser reaproveitado para rascunho, como sugerimos acima, descarte-o da maneira correta! Entregue os papéis para a coleta seletiva da sua cidade ou os envie diretamente para as empresas de reciclagem.


Uma sugestão é separar uma caixa com a etiqueta “lixo apenas de papel”, para separar as folhas dos outros lixos da sua empresa. Se cada um fizer sua parte nesta tarefa, fica ainda mais fácil fazer o descarte e enviar os materiais para as empresas de reciclagem.


Mesmo atitudes simples já possuem um grande impacto, a curto e longo prazo, no consumo, desperdício e armazenamento de papel. #YoReutilizo

---

Medicina no Paraguai


Visando o melhor para o desenvolvimento dos seus alunos e de olho no futuro da medicina, a Faculdade de Medicina no Paraguai UASS-PJC desenvolveu o seu exclusivo Centro de Simulação Realística Para o Ensino Médico (CEREM) que conta com robôs e manequins que simulam um ser humano e respondem às ações dos estudantes permitindo o treinamento de procedimentos e a simulação de consultórios, emergência, UTI e centro cirúrgico.


O case de sucesso da UASS-PJC se deve principalmente aos pilares que regem o seu ensino, dentre eles, a qualidade em infraestrutura e laboratórios, além do bem-estar dos estudantes.


Quer saber mais? Baixe o nosso e-book Gratuito.

Nele você irá conhecer sobre as principais características do curso e sua matriz curricular, saber mais informações sobre as demandas da área e as diferentes opções de especialização, qual a remuneração de um médico e mais detalhes e vantagens sobre a faculdade de Medicina no Paraguai.




A Atención al Alumno da UASS-PJC está pronta para tirar todas as suas dúvidas.


Faça sua inscrição pelo WhatsApp no número 67 99902-8640.

bottom of page